sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ÉTICA CORPORATIVA

Ética
por princípios
Quando levamos em conta a origem dos referenciais éticos da pessoas é possível conciderar três fontes -a propia pessoa , uma terceira pessoa ou os resiultados esperados .No primeiro caso,temos aqui a fonte interna que chamamos de "auto-nomia ".Nos dois outros,temos uma fonte externa,é a "heteronomia"-fonte outra diferente da própia pessoa.
por muito tempo,a heteronomia foi representada pelo absolutismo que,em seu extremos,alcança o legalismo,onde a letra da lei é a norma que tem de ser obedecida a todo custo, para se evitar o castyigo ou obter um beneficio de DEUS.O absolutismo é um espécie de ética do dever em que o individuo é desconciderado e a letra da lei deve ser fonte das decisões.
Na épocas presente, isso tem se alterado de modo que , em, vez da decissão da pessoa basear-se em fontes externas,seja na lei,seja na infruência do seu entorno,é baseada na sua própia opinião,vontade, paixão, tendência ou impulso.Assim,estamos sainto da heteornomia para a autonomia em que a ética do dever é substituida pela ética do prazer e da vontade própia.
A individualidade passou a ser a fonte assencial para as deciões .A pessoa toma decisões como individuo sem precisar se importar com seu impacto nos outros que estão á sua volta. A alteridade,isso é , a capacidade de levar em conta o "outro", o "proximo", na linguagem teologica.De certo modo é o culto ao "ego", ao "ego-ismoi''.
No individualismo são valorizados os sentimentos,a retribuição em reação a atitudes contra nossa pssoa.
Assim, são valorizadas axpressões imediatas como "fiz o que estava a fim de fazer ... meu coração mandou ...eu fiz ''deixe a vida me levar ",''porque quando você se dá conta , já rolou!"
Mas há ainda a ética orientada por resultados,uma ética pragmatica,que desconsidera qualquer outra normas . É a ética em que os fins justificam os meios .O "mensalão "foi resutado desse tipo de ética.
Mais recentimente tem sido possovel descobrir outra altenativa de fonte para nossas decisões eticas . Em vez de considerarmos a lei em sua forma literal,é preciso antes levar em conta as razões primeiras que deram origem áquelas forma legal , em dusca dos princípios que estão por trás das formas literais . Jesus , por exemplo, mostrou , no Sermão do Monte , que por trás do mandamento (literal) de matar está o princ~ipio do respeito ao proximo, sendo assim , tanto o homicídio quanto o ódio , que no fim gerou o homicídio, esão no mesmo nível de importancia .É o que chamamos de ética por princípios.Em vez de levar em conta o sentimento, as paixões , os impulsos , a opinião social, os resultados , levam-se em consideração os princípios, no caso cristão , os bíblicos que passam a ser o ponto de partida e chegada para as decisões .
Enquanto que no absolutismo as normas são expressas numa forma explicita ( não metar, por exemplo) e, portanto , se aplicam a casos específicos , a ética por pricípios é permanentes e se aplicam a qualquer época, região ou situação , no absolutismo.

Nenhum comentário: